sexta-feira, 25 de maio de 2012

Semana Universitária da Mulher (Agradecimentos)


No mês de Abril a Universidade Federal do Amapá sediou a IV edição do evento Semana Universitária da Mulher, organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar sobre Mulher e gênero (GEPIMG/ UNIFAP). O evento teve sua primeira edição em 2009, organizado por acadêmicos da UNIFAP, dos cursos de Ciências Sociais, História, Matemática, e Secretariado Executivo, com intuito de criar e desenvolver na Universidade um espaço de discussão e reflexão sobre mulher e gênero, onde sabe-se que a transformação das diferenças biológicas entre homens e mulheres em desigualdades sociais ao longo da história gerou diversas formas de violências contra a mulher até hoje.
O presente evento nesses quatro anos contou com a participação de professores, pesquisadores, estudantes da rede pública, acadêmicos de diversas universidades, movimentos sociais, órgãos públicos e a sociedade em geral somando em média 400 a 600 participantes em cada edição. O sucesso deste evento deve-se ao apoio de grandes colaboradores, que abraçaram o projeto almejando conosco trilhar uma nova trajetória que caminhe em direção a uma sociedade mais justa com a equidade de gênero.
 Nesta IV edição o evento Semana Universitária da Mulher em reconhecimento dos esforços e comprometimento dos principais colaboradores que estiveram desde o inicio desta construção, tivemos a honra de prestar as devidas e merecidas homenagens a eles que sempre estiveram dispostos a contribuir.

HOMENAGEADOS:
 Gleide de Almeida Brito assistente social Coordenadora do Comitê e Programa Pró- Equidade de gênero e Diversidade da Eletronorte, uma mulher com amplas qualidades que são reveladas ao longo de sua trajetória de luta e trabalho, sempre à frente de projetos sociais voltados para diversas áreas, não economizou esforços para construir o presente evento desde sua primeira edição. Gleide Brito uma das colaboradoras que além de prestar seu apoio através da instituição que representa, contribuiu ao evento de forma pessoal, encaminhando contatos de possíveis palestrantes e conduzindo propostas de grande valor ao grupo organizador.
 Isameyre da Cunha Nascimento graduada em Ciências Sociais e conselheira do Conselho de Administração das Docas de Santana – CONSAD, personalidade respeitada pela sua seriedade e capacidade profissional. Seu apoio foi imprescindível para efetivação das 4 edições do evento, promovendo ativamente articulação entre o grupo organizador e alguns patrocinadores. Isameyre Cunha uma estudiosa da temática mulher e gênero é a colaboradora que sempre esteve disposta e comprometida na construção deste evento, prestando seu total apoio ao grupo.
 Steve Wanderson Calheiros de Araújo Professor do curso de matemática da UNIFAP e Pró-Reitor de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC/ UNIFAP), um profissional de rara competência e sensibilidade humana. Desde a primeira edição do Evento Semana Universitária da Mulher, mostrou seu esforço e empenho para nos apoiar na concretização e desenvolvimento deste projeto, disponibilizando ajuda no que era possível, e nos amparando em momentos extremos. Acima de tudo compreendendo a importância da realização deste evento, no sentido de promover um debate que nos conduza a uma sociedade mais equitativa.
 Iraci de carvalho Barroso Líder do GEPIMG/ UNIFAP, graduada em Ciências Sociais e mestre em História, pesquisadora de referência no Estado do Amapá sobre estudos voltados a gênero. Professora do Curso de Ciências sociais adotou este projeto na II edição com o lançamento de seu Grupo de Pesquisa GEPIMG/ UNIFAP, sua entrada foi de fundamental importância para o desenvolvimento e consolidação da discussão das temáticas propostas nas consecutivas edições. E, diante disso, não podemos deixar de mencionar sua força e dedicação demonstrada a sua profissão quando mesmo passando por momento de dor e perda não deixou de construir este evento.

Agradecemos a todos que participaram e contribuíram para a realização das 4 edições do presente evento. Segue seus nomes com todo respeito e admiração:
Gleide Brito, Profa. Dra. Ana Claudia Farranha, Profa. Dra. Benedita Celeste Pinto, Profa. Dra. Mary Ferreira, Profa. Simone Garcia, Sara Penafot, Profa. Dra. Deis Siqueira, AGHATA, Profa. Dra Ângela Fontes, Profa. Msc. Lisa Uema, Edna Marciel, Prof. Steve Araujo, Christiane Mota, Profa. Ana Cristina Maués, Profa. Dra Rosilda Chamilco, Ester de Paula, Profa. Marineide Almeida, Ana Isabel Romano, Aluizio Cardoso, Prof. Richard Douglas, Prof. Odete Figueiredo, Juiz Augusto Cezar Leite, Profa. Dra Eugenia Foster, Profa. Delba Carvalho (SEAFRO), Instituto IMENA, COREN-AP, Profa. Karla Cristina Andrade, Prof. Dr. Florinaldo Pantoja, Prof. Luciano Magnus, Grupo de poesia Tâtamiro, Ezequias Corrêa, Adriana Abreu, Prof. Herbert Oliveira, Paulo Rocha, Museu da imagem e do som (MIS), Sindicato das Trabalhadoras Rurais do Amapá, Universidade Federal do Amapá, Delegacia da Mulher, Promotoria da Mulher, INSS, Prof. Msc. Iza Vanessa Guimarães, Alexandre Brito, Luan Macedo, Augusto Pessoa, Lene Moraes, Sandra Matos, Leny Campelo.

A comissão organizadora do Evento IV SUM
Professora Iraci Barroso; Acadêmica Karina Nymara; Acadêmica Lilian Matos; Acadêmica Suzany Rodrigues; Acadêmico Vinicius Melo;

quinta-feira, 12 de abril de 2012

AVISO SOBRE ENTREGA DE CERTIFICADO

Prezados participantes, os certificados da IV Semana Universitária da Mulher estão sendo entregues no bloco do LABORATORIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.

 Onde fica: O bloco atrás do prédio da radio universitária.

Qual sala: A sala 4 com grade.

Qual horário: 09:00h as 13:00h.

Período: de 05 de abril a 30 de abril de 2012.

Obs.: A comissão organizadora solicita que os participantes façam procuração dos certificados no local e periodo descrito acima.  

sábado, 24 de março de 2012

Resultado da submissão de trabalho da IV SUM


 Trabalhos a serem apresentados em simpósio da IV SUM


Inicio: 10h00 as 12h00
Coordenadoras: Professora Iraci de Carvalho Barroso (GEPIMG/UNIFAP); Professora Ana Cristina Maues (GEPEM/ UFPA)
Segue a ordem das apresentações do dia 05 de abril de 2012 no bloco C da UNIFAP:



   1. TITULO: A Influência Do Gênero Na Saúde: A Perspectiva De Homens Do Município De Macapá (AP).
Orientanda: Aline Bentes Monteiro (Programa de Mestradoe em Desenvolvimento regional/ Universidade Federal do Amapá- UNIFAP)
Orientadora: Rosemary Ferreira de Andrade (UNIFAP)

     
           2. TITULO: Mediação Familiar: uma forma de prevenção à violência doméstica.
Autora: Ana Augusta Corrêa Carneiro (Universidade Anhanguera – UNIDERP)


3. TITULO: Gênero: Mulheres Chefes De Família.
Autora: Antônia Sá (Universidade Federal do Amapá- UNIFAP)


4. TITULO: O perfil político de Socorro Pelaes - a primeira mulher eleita prefeita no Estado do Amapá.
Autora: Adirleide Greice Carmo de Souza (Mestranda em Direito Ambiental e Políticas Públicas/Universidade Federal do Amapá- UNIFAP)


5. TITULO: Grafite Feminino: uma manifestação visual da identidade juvenil na cidade de Macapá.
Orientanda: Meive Alessandra Pinheiro da Silva Teodoro (Universidade Federal do Amapá)
Orientadora: Maria de Fátima Garcia dos Santos ( UNIFAP)



6. TITULO: O perfil da acadêmica de filosofia na UEAP.
Autoras: Nádia Daniele Monteiro da Silva (UEAP); Hosana Oliveira de Andrade (UEAP); Rose Vânia Silva de oliveira (UEAP);



7. TITULO: A Condição Feminina: dupla jornada de trabalho.
Orientanda: Taysa Silva Santos (Graduanda em Serviço Social / UFRB)
Orientadora: Drª Suzana Maia (Professora Adjunta / UFRB)



8. TITULO: AS COMERCIÁRIAS E O SINDICATO: Mulheres Trabalhadoras & Gênero & Interesses.
Autora: Eneida Canêdo Guimarães dos Santos (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará, Belém, 2008)


 9. TITULO: O gênero na historia do desenvolvimento da profissão de secretariado executivo: transformações e tendências.
Orientanda: Érika Cardoso Costa (Discente do Curso de Secretariado Executivo-UNIFAP e membro do Grupo de Estudos sobre Práticas Interdisciplinares e Gestão-GEPIG/UNIFAP)
Orientador: Professor Alexandre Gomes Galindo (Docente do Curso de Secretariado Executivo-UNIFAP e líder do Grupo de Estudos sobre Práticas Interdisciplinares e Gestão-GEPIG/UNIFAP)



10. TITULO: A Internação Feminina No Amapá: Uma Análise De Gênero, Social E Institucional No Advento Do Projeto Do Sistema Nacional De Atendimento Socioeducativo - SINASE

Autor: Marco Aurélio Tavares Saraiva (Graduado em psicologia, atuando na FCRIA, e acadêmico do curso de Ciências Sociais da UNIFAP)


segunda-feira, 19 de março de 2012

Noticia triste

A Professora Lourdes Bandeira, sofreu um acidente quebrando a clavícula direita com risco de cirurgia. O Grupo De Estudo Gepimg e a Universidade, se solidariza com o estado de saúde da Professora e estima sua melhora.
À Comissão organizadora

quinta-feira, 15 de março de 2012

Inscrições para ouvintes

Local de inscrição: Cantina Gabarito – UNIFAP
Horários de inscrições: 09:00 as 12:00/ 14:00 as 21:00
Carga horária: 40 + 8 horas do mini-curso.
Valor: 7,00 reais


Informações:
Karina: (96) 9124-5857/ (96) 8129-8268; Vinicius: (96) 9119-1313; Suzany: (96) 9143-1700
Blog: gepimg.blogspot.com / Email: gepimg@gmail.com

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Chamada para submissão de resumo


Evento: IV Semana Universitária da Mulher
Data: 02 a 05 de Abril de 2012
Local: Universidade Federal do Amapá – UNIFAP

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos, na modalidade apresentação oral. O resumo do trabalho deverá ser enviado no período de 06/02 a 24/03 de 2012, via email (gepimg@gmail.com). Acesse o site da UNIFAP (http://www.unifap.br/?postagem=3697) para ver as normas para preparação de resumo, submissão e apresentação. Podem participar todos interessados que tenham pesquisa cientifica sobre o tema Mulher e gênero.
Período para submissão: 07/02/2012 a 24/03/2012
Divulgação dos trabalhos aceitos: 26/03/2012
Dia da apresentação: 05/04/2012

Informações:
Karina (96) 9124-5857/ (96) 8129-8268
Email: gepimg@gmail.com
Blog: gepimg.blogspot.com

Histórico do evento

          No ano de 2009, acadêmicos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), dos cursos de Ciências Sociais, História, Matemática, e Secretariado Executivo, iniciaram a fomentação sobre a importância da discussão acerca da questão de gênero, anseiando pela construção de uma sociedade que trilhe uma nova história para as diferenças entre mulheres e homens. A luta por este ideário inicia-se com a realização da primeira edição do evento SEMANA UNIVERSITÁRIA DA MULHER, que elegeu para sua estréia o tema: Conquistas e perspectivas femininas, com a metodologia de mesas-redondas, mini-cursos e painéis.
        Após dar o primeiro passo, adiante, em 2010, a II Semana Universitária da Mulher, mais fortalecida com a contribuição de diversos segmentos acadêmicos e sociais, discutiu o tema: Políticas para as mulheres, gênero e cidadania: avanços e desafios; promovendo atividades mais ousadas e desafiadoras como a Caminhada Universitária da Mulher, realizada na principal via de Macapá, com intento informativo e educador através das cartilhas e outros materiais impressos sobre a violência contra a mulher; onde as demais atividades como conferências, mini-cursos, mesas-redondas, painéis, e atividades culturais foram realizadas no Campus da UNIFAP. Nesta mesma edição, o grupo de acadêmicos obteve duas de suas principais conquistas: o apoio e participação da Professora e Pesquisadora Iraci de Carvalho Barroso, referência nos estudos sobre gênero no Estado do Amapá, e o lançamento do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar sobre Mulher e Gênero (GEPIMG/UNIFAP) liderado pela Professora supramencionada.
      O GEPIMG, com a finalidade de Integrar docentes e pesquisadores (as) que estudem questões referentes à mulher e gênero nas mais diversas áreas do conhecimento, estimulando o desenvolvimento de estudos interdisciplinares e multidisciplinares; encabeçou a III edição da Semana Universitária da Mulher, no ano de 2011; abarcando desta vez o tema: Gênero em foco: Mulheres - Ultrapassando as Barreiras do Tempo, desenvolvendo em sua programação a Caminhada Universitária da Mulher, conferências, mini-cursos, mesas-redondas, painéis, exposição fotográfica, mostra de filmes e Sarau Universitário da Mulher.
         Nas três edições do supracitado evento, alcançamos um público variante entre 400 a 600 pessoas por edição, entre elas notabilizamos a presença de movimentos sociais, acadêmicos de diversos cursos e universidades, alunos e professores da rede pública, órgãos governamentais, institutos e organizações vinculadas às temáticas discutidas, enriquecendo o debate entre os participantes e os palestrantes do evento. Logo, é notório o quão a Semana Universitária da Mulher tornou-se um evento de grande repercussão e aguardado anualmente, pois desde 2009 se realiza no primeiro semestre de cada ano, tendo sua programação disposta durante quatro dias.
       Ademais, no ano corrente, contando com uma comissão organizadora composta por acadêmicos de Ciências Sociais, Direito e História, o evento realiza sua IV edição, com o tema principal – Mulher e Gênero: Um olhar sobre a diversidade feminina na Amazônia Brasileira, propondo dentre a diversidade da Amazônia, fazer uma abordagem temática voltada para a contribuição da mulher no processo histórico e social na Amazônia brasileira e a equidade de gênero; através de conferências, mini-cursos, painéis, mesas-redondas, comunicações de trabalhos científicos e mostra de filme, nos dias 02, 03, 04 e 05 de abril de 2012 no Anfiteatro da UNIFAP. Uma das inovações desta edição será a formulação de um jornal informativo, que será entregue após o evento como forma de divulgar o resultado da realização do mesmo, contendo as principais proposições para a busca de equidade de gênero.

A comissão organizadora

Aviso aos participantes da 1ª, 2ª e 3ª edição do evento.

Os participantes da 1ª, 2ª e 3ª edição do evento que não fizeram procuração dos seus certificados. Avisamos que durante a 4ª edição será a ultima oportunidade de buscá-los, pois a comissão organizadora não se responsabilizará mais com a entrega dos mesmo e os reciclará após o evento.
A entrega será no hall do anfiteatro/ UNIFAP.

A comissão organizadora